Dinâmico para paletes: A estrutura de armazenamento que oferece otimização de espaço e perfeita rotação dos paletes (Sistema FIFO).

O sistema de armazenamento compacto dinâmico é uma ótima escolha para empresas que precisam executar a entrada e saída dos paletes em um sistema FIFO (Primeiro que entra é o primeiro que sai), com um bom aproveitamento de espaço.

Como uma estrutura compacta, a mesma segue o mesmo princípio das demais, ou seja, é perfeitamente indicada para operações que possuem altos volumes de um mesmo SKU. Porém, oferece maior capacidade de referências pelo fato de seus níveis não serem interdependentes como no Drive-in, possibilitando o armazenamento de diferentes SKUs em cada nível, mais conhecidos como “canais”.

Para ficar mais claro, vamos explicar o funcionamento desta estrutura e como a mesma poderá lhe ajudar a controlar muito bem a entrada e saída de seus materiais.

O funcionamento do sistema dinâmico, se dá através de pistas com roletes que deslizam os paletes devido há uma leve inclinação de 4%.

 

Desta maneira, o palete é depositado de um lado do bloco, chamado de entrada e retirado do lado oposto, denominado saída.

 

Esta rotação em sentido obrigatório dos palete, faz com que o primeiro palete depositado seja sempre o primeiro a ser retirado.

Cada canal de paletes é completamente independente dos demais, portanto, é possível armazenar cada diferente tipo de SKU por canal, aproveitando o acúmulo em profundidade e sem prejudicar em nada a perfeita rotação dos paletes.

Quais são as indicações e benefícios que este sistema pode proporcionar para a sua operação.

No dinâmico, o aproveitamento do espaço disponível é superior ao aproveitamento de uma estrutura Convencional tipo Porta Paletes, na maioria dos casos. Pois, necessita somente de um corredor de entrada e de saída dos materiais.

Por este motivo, é bastante utilizada em Câmaras Frias (Onde a área cúbica é mais valorizada), em operações que possuem produtos de “Shelf Life” curtos e uma boa quantidade de SKUs que não necessitam de separação manual, sendo também uma excelente opção complementando operações mistas com Porta Paletes e Drive-in.

Simplificamos a explicação do Drive-in (clique no link), com o exemplo de uma empresa que faz a operação de seus principais produtos (A, B e C) e um Drive-in, com entrada de 40 e saída de 20 paletes por operação.

Um ótimo exemplo, seria como esta mesma empresa poderia se beneficiar de um Dinâmico para a sua linha complementar, onde possui uma quantidade maior de SKUs que são produzidos na mesma quantidade que os produtos principais, ou seja, também em lotes de 40 paletes. Porém, seu consumo é bem menor em relação aos anteriores, e são expedidos um por vez.

O Dinâmico, possibilitará armazenar mais SKUs em um único bloco, e reabastecê-lo quando necessário sem que seja necessário retirar um só palete antes, executando o FIFO e garantindo uma boa taxa de ocupação da estrutura, o que não seria possível em uma estrutura Drive-in.

Portanto, esta é uma estrutura perfeitamente recomendada para Frigoríficos, Industria Farmacêutica, Automobilística, Laticínios, Industria Química entre outros.

  • Maior agilidade nas movimentações:
  • Redução de perdas e avarias:
  • Perfeita rotação do FIFO:
  • Redução de erros na separação dos pedidos:
  • Aumento da segurança do armazém:
  • Excelente controle de estoque:

Gostou do conteúdo e quer saber qual sistema atende melhor a sua operação? Solicite um contato por Skype e converse com um especialista.

 

WordPress Theme built by Shufflehound. Armazém da Logística - Soluções para armazenamento | Gálata